Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua Adelmo Genro Filho é a principal da Vila Alto da Lorenzi e, assim como as demais, é de chão batido, sem pavimentação
Embora não sejam companhia desejada por ninguém, a poeira e o barro se avizinharam na Vila Alto da Lorenzi, no Bairro Lorenzi. Isso porque, nenhuma das ruas do local conta com pavimentação: são todas de chão batido e, faça chuva ou faça sol, os transtornos estão sempre presentes. Quando o tempo está ruim, os alagamentos são comuns, assim como os veículos atolados pelas vias do bairro. Além disso, há buracos por todos os lados, principalmente na Rua dos Desbravadores, uma das que está em piores condições.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a buraqueira
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que quase 70% do bairro está com vias calçadas e pavimentadas e que as ruas de solo exposto, nas áreas regularizadas, recebem manutenção periódica para a trafegabilidade.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos no bairro
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, uma limpeza foi realizada em todo o sistema de captação de águas das chuvas no bairro com a finalidade de evitar possíveis alagamentos no local, mas que enfrenta dificuldades em razão de obras que obstruem os canais de drenagem e também do acumulo de lixos domésticos e de bens inservíveis.
Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença
- Moro há seis anos no bairro, e o sentimento é de abandono. Raramente, a prefeitura vem aqui para fazer manutenção, e os buracos aumentam cada vez mais. Nós é quem tiramos do nosso bolso para arrumar as ruas - diz o proprietário de uma oficina mecânica, Dionatan Roger Ribeiro Militz, 31 anos.
Foto: Natália Venturini (Diário)
Rua dos Desbravadores não tem pavimentação e os postes de energia elétrica estão sem, lâmpadas. À noite, moradores temem violência em razão da falta de energia
Ele também reclama que a iluminação na vizinhança é precária e que, por insegurança, os moradores não costumam andar pelas ruas do bairro à noite.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de postes de energia elétrica na Rua dos Desbravadores
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a rua citada está em estado irregular e, por isso, a iluminação não é a ideal. A região do Alto da Lorenzi é uma área particular e, por iniciativa da associação de moradores, já existem estudos para a regularização do local. Conserto para outros locais sem iluminação podem ser solicitados pelos telefones (55) 3222-0733 e 3222-5037.
Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José
A vizinhança também reclama da falta de policiamento e patrulhamento no local.
- É muito difícil sair de casa à noite e não ter problemas. Moro no bairro há oito anos e temo andar na rua, à noite, já que não existe iluminação - lamenta um morador que pediu para não ser identificado.
O QUE DIZ A BRIGADA MILITAR
O Diário entrou em contato com a Brigada Militar, mas, até o fechamento desta desta edição, o órgão de segurança não havia dado retorno à reportagem.
Foto: Natália Venturini (Diário)
Paradas de ônibus que existem na vizinhança estão bastante deterioradas. Há locais em que não existem placas indicando o ponto
Outra grande reclamação dos moradores diz respeito à falta de paradas de ônibus e à deterioração das que existem e aos poucos horários do transporte coletivo que circula na vila.
- Os ônibus só passam na principal (Rua Adelmo Genro Filho), que também está em péssimas condições. Além disso, os moradores precisam adivinhar onde esperar o transporte, e os motoristas, onde parar, já que nem a placa tem - diz o militar Gaspar Oliveira, 33 anos.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas e paradas de ônibus e pouca rota do transporte coletivo
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a demanda para a sinalização e paradas de ônibus será repassada para o setor técnico para a vistoria e inclusão no cronograma da pasta. Fiscais vão verificar a necessidade e viabilidade de alterar rotas do transporte no local.
A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado
As vias não têm placas com os nomes das ruas e também não há sinalização de trânsito.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas de sinalização e com os nome das ruas
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, um termo de referência para a abertura de uma nova licitação está sendo elaborado para a colocação de novas placas com nomes de ruas. Não foi informado prazo. Já em relação às placas de sinalização, a demanda será repassada ao setor técnico para a vistoria e inclusão do pedido no cronograma da pasta. Também não foi informado prazo.
Vizinhos do Bairro Juscelino Kubitschek sofrem com buracos e faltam de ônibus
Além disso, na Rua Adelmo Genro Filho existe um terreno baldio com vegetação alta e lixo acumulado e o esgoto corre a céu aberto. Muitos animais estão abandonados nas ruas do bairro e isso também incomoda a vizinhança.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o terreno baldio na Rua Adelmo Genro Filho
A Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana diz que o terreno tem proprietário, que já foi identificado pela Superintendência de Fiscalização. Uma equipe da pasta irá até o local para notificar que o dono do terreno providencie a limpeza em um prazo legal de 30 dias.
O QUE DIZ A CORSAN
O Diário entrou em contato com a Corsan, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os animais nas ruas
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, a Central de Bem Estar Animal vistoriou o local e verificou que os bichos têm tutores, mas que são criados em situação de rua. Casos de maus-tratos aos animais podem ser denunciados pelo (55) 3286-1455